Receita super fácil de Mimosa

O verão está com tudo no Brasil, e para fugir do calor em grande estilo, a solução é contar com uma boa bebida para refrescar! Os vinhos brancos e espumantes são ótimos para tomar geladinhos à beira da piscina, mas existem alternativas mais modernas que podem ser igualmente deliciosas: esse é o caso do drink mimosa

Ficou curioso para saber mais sobre a história do drink mimosa e aprender a preparar a bebida para surpreender seus convidados no verão? Continue conosco e descubra!

Quando surgiu o drink mimosa? 

coquetel cheio de frescor e personalidade tem esse nome por conta de sua coloração, resultante da fusão entre seus principais ingredientes, espumante e o suco de laranja. Mimosa é, também, o nome de uma planta de tonalidade amarela, assim como o drink. 

Sua origem ainda não é certa, americanos e britânicos o reivindicam, mas a suspeita mais conclusiva é que a bebida tenha surgido em meados de 1925, em Paris. Este ano foi carregado de inovações culturais e artísticas e, no meio de toda a efervescência do contexto, o bartender Frank Meier, do Hotel Ritz, teria criado o drink mimosa para alegrar os hóspedes.

Qual é a melhor forma de harmonizá-lo? 

Para variar do vinho de sempre e trazer mais charme e borbulhas aos seus dias, o drink mimosa é mesmo uma excelente opção. Mas quais são os melhores acompanhantes para isso? O que devemos comer ao degustar a bebida? 

Por se tratar de uma combinação que tem espumante em sua base e o suco de uma fruta cítrica, o ideal é associá-la a carnes mais leves, como peixes brancos e suaves. Queijos e saladas também têm tudo a ver com a mimosa, que é bem aromática e rouba espaço no paladar com sua acidez suculenta. 

Em brunches, por exemplo, a mimosa cai super bem com torradas e geleias. Não podendo esquecer, que os queijos mais delicados e menos salgados são uma bela pedida.​ Para além disso, os alimentos mais doces podem harmonizar perfeitamente com uma deliciosa taça do drink. 

Como preparar a bebida? 

Existem diferentes formas de preparar o drink mimosa, e há uma série de variações da bebida nos mais diversos países, bares e restaurantes. No post de hoje, mostraremos as três mais conhecidas: a receita tradicional e suas variações de damasco e framboesa.

Mimosa tradicional 

Para uma boa mimosa tradicional, dois ingredientes bastam: um espumante gelado e um suco de laranja fresco, espremido na hora. A proporção é de um terço de suco de laranja para cada quantidade do espumante. Para uma taça individual, separe 180 ml da bebida alcoólica e 60 ml do néctar. Misture tudo em uma taça fina e alta. 

Existem variações da receita que colocam champagne ou prosecco no lugar do espumante. Cabe a você decidir o que combina mais com a ocasião e com o seu gosto, certo? 

Mimosa de damasco

Para um resultado ainda mais especial e gastronômico, uma boa alternativa é adicionar o néctar de damasco, com um toque de suco de abacaxi em substituição ao de laranja. Nesse caso, a melhor companhia para a bebida é o champagne. 

Mimosa de framboesa

Se você é fã de frutas vermelhas, trocar o suco de laranja por um suco de framboesa pode ser uma excelente combinação. Isso deixará o sabor do drink menos doce e mais ativo. É sucesso na certa!

Gostou? Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.